Guia para higienizar bijuterias

Guia para higienizar bijuterias

As bijuterias, no geral, são feitas de pedras e metais menos caros em relação àqueles observados em peças finas, feitas de metais e pedras valiosas. Ainda assim, inúmeras peças falsificadas, embora não sejam preciosas, levam algum valor financeiro ou sentimental, ou ainda os dois. Todos entendem que os metais de uma bijuteria são, em geral, menos resistentes do que aqueles vistos em joias mais chiques, exigindo o uso de procedimentos de higienização suaves. Conhecer como esterilizar estas peças apropriadamente é fundamental para não danificá-las.

Como higienizar bijuterias à seco

como-limpar-bijuterias O método à seco é uma forma adequada de higienizar joias antigas, uma vez que diversos produtos de higienização úmidos podem ocasionar estragos às bijuterias. Descubra um local de trabalho com ótima luminosidade. As luzes de teto tendem a lançar sombras e necessitam ser ignoradas. Encontre uma mesa com um abajur que você pode enquadrar na peça ou opte por um espaço em posição frontal de uma janela. Use uma escova de dentes seca ou similar, sedosa, para escovar mansamente a superfície da peça. Fazer isto removerá todo tipo de sujeira presa sobre ela. Examine suas bijuterias com uma lupa. Procure por qualquer imundície agarrada que não dê para ser enxergada normalmente. Use um palito de dente com intenção de esterilizar cuidadosamente todo tipo de imundície que puder ser olhada com a lupa. Evite utilizar uma escova metálica, pois isto pode arranhar pedras, se sua mão deslizar. Limpe a peça com um tecido seco e macio. Fazendo deste jeito vai remover a grande parte das marcas de dedos e marcas, à medida que dá outra vez às suas peças um pouco do seu brilho original.

Como limpar bijuterias com solução de limpeza suave

Se houver imundícies que perduram logo após a higienização à seco, escolha por produto de limpeza suave. Combine uma parte de sabão com 3 partes d’água não muito quente em uma vasilha pequena de vidro. Use um sabonete leve, já que os sabões mais fortes podem possuir produtos químicos que, sem dúvida, avariariam suas bijuterias. Mergulhe uma escova de dentes com cerdas macias na combinação de sabonete e água. Alternativamente, você pode utilizar um cotonete de algodão. Após mergulhar a escova na combinação, toque ao lado da vasilha para retirar a quantidade excessiva do produto. Use a menor quantidade de solução que puder em suas peças. Escove mansamente as gemas, os cristais e o metal de sua peça com a escova ou cotonete. Aplique uma suave pressão a fim de evitar amolecer qualquer cola ou esmalte. Lave a peça sob água não muito quente. Procure executar esta etapa apressadamente. A água pode deteriorar a bijuteria, portanto você não deve afundá-la por um bom tempo. Retire suavemente a quantidade excessiva de umidade da peça com um tecido sedoso e seco. Coloque suas bijuterias em uma toalha de papel e termine de secá-la com um secador de cabelo. Utilize o ajuste frio do secador, uma vez que o calor pode deteriorar certas bijuterias.

Bijuterias podem ser esterilizadas com soluções

Se ambos os métodos de limpeza seco e úmido não conseguirem higienizar completamente a impureza presa na bijuteria, altere para um limpador mais resistente. Busque um removedor de esmalte de unhas, que não seja acetona, ou um limpador de peças suave. Sempre leia a embalagem no limpador de bijuterias, dado que muitos não são apropriados para bijuterias por terem produtos químicos como álcool ou vinagre. Use só o limpador sempre que no rótulo vier escrito que é adequado para bijuterias. Despeje uma pequena quantia de removedor ou limpador de unhas em uma tigela de vidro. Afunde um cotonete de algodão no limpador, umidificando o mínimo que puder. Toque no cotonete no lado do vidro para eliminar o exagero de solução. Esfregue delicadamente pedras, cristais de vidro ou elementos de metal. Procure não esfregar em torno da região em que a gema está associada ao seu apoio, dado que mesmo um limpador suave pode amolecer a cola. Lave apressadamente as peças com água morna. Remova o exagero de umidade com um pano seco e macio e seque com um secador capilar regulado na temperatura mais gelada com o objetivo de evitar prejuízos ocasionados pela temperatura quente.

Guia para higienizar bijuterias
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta